domingo, 25 de setembro de 2011
Discurso durante a Sessão Solene do Aniversário de Três Corações
Boa Noite a todos!
É com imensa alegria que recebemos a todos na Câmara Municipal de Três Corações, mais conhecida nos últimos temos como a verdadeira “Casa do Povo”, como o “Portal da Cidadania”, desde que adotamos os pilares da Responsabilidade, da Transparência e da Participação Popular.
Nesta Sessão Solene em que comemoramos o aniversário de nossa cidade, cabe aqui pontuar algumas ações que nós do Poder Legislativo estamos tomando com o intuito de nos aproximar de nossa população, facilitar o acesso às informações e tornar, cada vez mais democrática, a participação das pessoas.
Criamos a TV Câmara on line que transmite as sessões ordinárias ao vivo pela internet, disponibilizamos a pauta de todas as sessões através dos meios de comunicação, adotamos o Sistema Legislador onde a população acompanha em tempo real a tramitação dos projetos. Enviamos um veículo para a Prefeitura, disponibilizamos o Portal da Transparência com os gastos públicos, aumentamos significativamente a realização de reuniões temáticas, fóruns, audiências públicas entre outras propostas de fomento à participação popular. Criamos a Escola do Legislativo que está desenvolvendo a Câmara Mirim e o Parlamento Jovem, abrindo espaço e preparando nossas crianças e jovens para o futuro, Quem sabe não saíram destes projetos, nossos vereadores, nossos prefeitos, nossos deputados de amanhã? Os estudantes têm dado verdadeiras aulas de cidadania em nosso plenário. E acreditamos que o futuro de nossa cidade começa aqui.
Com uma atuação marcante, nossos vereadores têm desempenhado suas funções com afinco e dedicação, não só na proposição de leis e na fiscalização, mas também como parceiros do Poder Executivo nas ações que visam o bem estar e a qualidade de vida da população tricordiana.
Cabe aqui salientar a importante parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com a Câmara dos Deputados, com o Senado e, principalmente, com o Governo do Estado, em suas mais diversas secretarias e, mesmo, diretamente com nosso Governador Antonio Anastasia, que não mede esforços para beneficiar nossa cidade com recursos financeiros e através de convênios, projetos e parcerias que engrandecem nosso município.
Além de tantas ações e conquistas já citadas, conseguimos que o Poder Executivo desapropriasse o terreno ao lado desta Casa Legislativa, para que ainda este ano iniciemos a construção da Escola do Legislativo, do Centro de Atendimento ao Cidadão e de nosso Espaço Cultural que, assim como foi a construção desta sede administrativa, será uma obra moderna, funcional e que certamente estreitará ainda mais nossas relações com os cidadãos tricordianos.
Nossa Três Corações chega aos 127 anos, com uma história rica, cheia de glórias, mas ainda com vigor redobrado para avançar muito mais. Três Corações aquela mesmo das três voltas do rio, a mesma Três Corações de Jacira, Jussara e Moema que conquistaram os corações dos três boiadeiros, a mesma Três Corações de Jesus, Maria e José. A Três Corações da ferrovia que de tão importante recebeu a visita do imperador, a mesma que abriga a única escola de formação de sargentos do exército do país, a mesma da feira de gado que para cá trouxe a 1ª agência do Banco do Brasil do interior e uma das primeiras do país. A mesma Três Corações industrializada com o melhor distrito industrial do Sul de Minas. A mesma terra que foi palco do nascimento do Atleta do Século, do Rei do Futebol, do Embaixador da Copa de 2014 no Brasil, o nosso Dico, Edson Arantes do Nascimento, Pelé.
Podem me chamar de otimista, mas Três Corações é a cidade que mais avança em nossa região e caminha a passos largos para recuperar o espaço que nunca poderia ter perdido em outros tempos.
Hoje homenageamos aqui dezenas de pessoas das mais diversas áreas de atuação que contribuíram para o engrandecimento de nossa Terra. Ainda são poucos, considerando o grande número de pessoas que acredita em nossa terra, que luta dia-a-dia pelo bem de nossa cidade, que se reinventa para dar novos contornos ao município. No sorriso de cada cidadão, sentimos a tricordialidade deste povo feliz, ordeiro, progressista, lutador. Parabéns minha querida Três Corações! Parabéns queridos conterrâneos tricordianos!
Boa Noite e muito obrigado!
sábado, 10 de setembro de 2011
O que é soberania?
Por Altair Nogueira, publicitário, atual presidente da Câmara Municipal
Quando militava na Pastoral da Juventude, muitas vezes empunhamos cartazes pedindo respeito à soberania nacional, muitos de nossos jovens nem sabiam direito do que se tratava, mas também abraçavam a luta. Segundo o dicionário Houaiss, entre tantas outras definições mais complexas, soberania é poder, autoridade, domínio.
No dia 7 de setembro que, na minha opinião, é o dia em que mais nos sentimos seguros no ano todo, pois vemos batalhões inteiros desfilando, exército, polícia militar, polícia civil, agentes penitenciários, bombeiros entre outros, todos com seu aparato bélico e com viaturas majestosas, fiquei imaginando o quanto nossa nação está bem protegida das ameaças externas com tantas forças que se unem para garantir a soberania nacional. Será?
No mesmo feriado, aproveitei para assistir o filme brasileiro Jean Charles que conta a história de um brasileiro, mineiro do interior do estado que ao tentar a vida na Inglaterra como eletricista com apenas 27 anos, é confundido com um terrorista e morre alvejado com 7 tiros na cabeça e 1 no ombro, todos efetuados pelas costas. Em julho, o caso completou 6 anos e nenhum dos policiais envolvidos foi condenado. A família recebeu apenas uma indenização para cobrir despesas funerárias.
Será que se este mesmo caso, tivesse suas personagens mudadas para um norte-americano que vem de férias para o Brasil e ao visitar a Favela da Rocinha para conhecer uma escola de samba, é alvejado por uma bala perdida durante um tiroteio entre traficantes e polícia, como será que seria tratado? Estaria sendo julgado nas cortes internacionais? Os Estados Unidos fariam um embargo comercial ao Brasil ou invadiriam nosso país como fizeram no oriente médio? Será que a impunidade duraria tanto tempo?
Nosso país tem avançado muito, amadurecido, mas precisamos mudar muita coisa ainda para que possamos ser mais respeitados lá fora. Um crime bárbaro, um erro grotesco de quem se diz a melhor polícia do mundo tira a vida de um inocente, mas que por ser brasileiro, “mineirinho” do interior, de família simples, pode ficar esquecido.
Como forma de demonstrar mais claramente ainda seu total desleixo com a situação, no ano passado, o chefe da Scotland Yard na época do assassinato de Jean Charles foi conduzido à Câmara Britânica dos Lordes.
Hoje enquanto a Rainha toma seu chá britânico, o Seu Matosinhos e a Dona Maria, pais de Jean Charles tocam a vida na pequena cidade de Gonzaga, com a dor da saudade de quem um dia cruzou o oceano com o objetivo de ganhar dinheiro e ajudar a família a melhorar de vida.
Neste momento, todos os meios de comunicação de massa estão tratando dos dez anos dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos e, claro que não queremos comparar incidentes tão diferentes, mas quando se trata dos líderes mundiais, parece que o enfoque é diferente. Não menos importante, também faz aniversário o caso do assassinato do prefeito Toninho do PT, uma queima de arquivo que até hoje não foi resolvido em nosso país.
A luta pela soberania nacional já não está mais em voga até porque depois da era Lula e seus investimentos bilionários em publicidade, nossa população acredita que nosso país desfruta de respeito no cenário internacional e tem status de primeiro mundo. Mas enquanto não tivermos capacidade de valorizar cada cidadão brasileiro e preservar a vida de cada um, nosso país não será um país rico, pois dignidade sempre vem em primeiro lugar.
Me siga no twitter @altair_nogueira
Assinar:
Postagens (Atom)