Foi noticiado pelos canais oficiais da Prefeitura de Três Corações que, na última semana, 425 candidatos aprovados no último concurso vigente deverão completar o quadro de servidores públicos municpais. Cerca de 260 destes tomaram posse e já começaram a atuar na administração municipal. Entre os empossados estão agentes de serviços públicos, agentes de serviço educacional, assistentes sociais, auxiliares de saúde bucal, bibliotecário, contadores, cozinheiros, engenheiros, fonoaudiólogo, mecânico, médicos, motoristas, oficiais de obras e manutenção, professores, psicólogos, técnicos em higiene dental e médicos veterinários. A promessa é que até o início de fevereiro, os outros 168 candidatos aprovados devem assumir também suas funções.
Por conta disso, nosso blog recebeu uma série de pedidos para que comentássemos a respeito e decidimos nos manifestar. Primeiramente, assim como em qualquer ambiente de trabalho existem bons e maus profissionais, assim no poder público a realidade é a mesma, sendo que existem quatro categorias de servidores públicos: os efetivos, os contratados, os comissionados e os agentes políticos. Servidores efetivos são aqueles aprovados em concurso público e gozam de estabilidade em suas funções, contratados são aqueles selecionados através de processo seletivo e atendem à necessidades temporárias, comissionados são os chamados cargos de confiança e não têm estabilidade, e, os agentes políticos são o prefeito, o vice, os secratários e adjuntos, bem como o procurador geral do município.
Assim, faz-se importante ressaltar que sejam efetivos, comissionados, contratados ou agentes políticos, todos têm sua importância na gestão pública e não é possível a execução dos trabalhos sem a participação de todas estas categorias. Como disse anteriormente, existem bons e maus efetivo, assim como bons e maus comissionados, mas posso asegurar que a grande maioria dos servidores públicos trabalha e trabalha muito, pois as demandas do poder público são intermináveis.
Porém, sabemos que os servidores efetivos, aprovados de forma legítima em concurso público são aqueles que estarão desempenhando suas funções independente do gestor que tiver sido eleito, independente das trocas de mandato e, até mesmo, das aventuras políticas que vez ou outra acontecem. São eles que dão continuidade aos projetos, programas, ações e obras, seja no planejamento, na execução ou, até mesmo, na fiscalização e controle.
Quando se fala em servidor público no Brasil, muitos ainda têm o estigma de pessoas burocráticas e inacessíveis. Existe ainda a crença de que alguns são “marajás”, com altos salários e pouco produtivos no trabalho. Mas estas menções caricatas não corresponde, porém, à realidade. Servidores públicos, em sua grande maioria recebe salários bastante modestos e a maioria atua em áreas como educação e saúde. Portanto ao dar continuidade às nomeações de servidores públicos aprovados no concurso realizado pelo então prefeito Dr. Cláudio, o atual prefeito Gordo Dentista mostra sua responsabildade com a administração e seu desapego pessoal na nomeação de apaziguados ou cabos eleitorais, em prol de uma gestão técnica e profissional.
Divulgamos abaixo algumas fotos retiradas do site oficial do município com alguns dos novos servidores e servidoras que já estão iniciando seu trabalho pelo bem da população tricordiana. A todos nossos cumprimentos e desejo de sucesso na função.A população merece pessoas de bem para servi-la e a cidade agradece.