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sábado, 26 de junho de 2010

Censuraram a loura bem Devassa


Muitas vezes deixo artigos prontos e programados para serem publicados, mas em vista de acontecimentos mais relevantes e, de acordo com o gosto dos leitores, acabo deixando-os na gaveta até uma oportunidade de publicá-los. Este artigo já não está tão atualizado, mas não poderia deixar de levá-lo ao conhecimento de vocês.
Apesar de ser publicitário, sempre escrevo muito mais sobre política e comportamento, deixando de lado meus conhecimentos profissionais, mas não posso deixar de criticar a ação do CONAR(Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária) ao proibir a veiculação do comercial da nova cerveja do Grupo Schincariol, denominada Devassa Bem Loura.
Como sempre, as ações do CONAR parecem não seguir um padrão e acaba que o tiro sempre sai pela culatra, assim o sonho dos publicitários é que o órgão proíba seus comerciais e assim causem uma exposição muito maior em torno na marca, vide o que acontece com a nova cerveja, recorde de acessos no site de vídeos You Tube e mote de diversas matérias nos jornais, nas revistas e na TV.
A propaganda que pode ser facilmente assistida pela internet, não tem nada de especial, traz Paris Hilton se insinuando num tubinho preto, até recatado para os padrões brasileiros, enquanto um fotógrafo voyeur a observa. Talvez se o comercial fosse com a Mulher Melancia ou outra mulher fruta qualquer a repercussão até fosse maior, mas como tudo que é proibido é mais gostoso, todos querem provar a “loura” para ver se é boa mesmo.
Num país onde a novela da Globo prega a infidelidade abertamente no horário nobre e em seguida desfere sexualidade, homofobia e deflagração moral em seu reality show, soa estranho o falso moralismo de se proibir uma propaganda em que a “gostosa” nem mesmo de biquíni está como é de praxe nos anúncios de cerveja do país.
Fala a verdade, você também está com vontade de experimentar a Devassa depois de tanto falatório? Nem mesmo as danças sensuais da garota propaganda Paris Hilton no lançamento da cerveja ou sua aparição no camarote do carnaval carioca causaram tanto tumulto quanto suas insinuações no vídeo de 30 segundos, exibido durante apenas uma semana.
O grande desafio publicitário dos tempos atuais é gerar a chamada mídia espontânea, diante dos altos custos para se divulgar uma marca, e isto, foi alcançado com sucesso pela agência responsável pela Devassa, contando com a ajudinha básica do CONAR, que prefere Juliana Paes no Bar da Boa, Paola Oliveira com a Nº1 ou as gostosas de biquíni das demais, ao invés de uma patricinha norte-americana em uma de suas aparições mais puritanas.

Altair Nogueira é publicitário, vereador e quer experimentar...

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