quinta-feira, 3 de junho de 2010
Pelé: a marca mais valiosa do mundo!
Como profissional da área, gosto de acompanhar o mercado publicitário e suas interfaces. Recentemente, o SBT, com uma jogada de mestre que só Silvio Santos poderia dar, conseguiu driblar a concorrência que detém os direitos de transmissão da Copa de 2010 e contratou o Rei Pelé para falar da história das copas e comentar os lances desta. Mesmo com sua queda de audiência nos últimos tempos, após o crescimento da Record, Pelé agregou credibilidade ao projeto da emissora e conseguiu atrair anunciantes como MC Donald’s, Correios, Peugeot e Bombril. No total será arrecadado em torno de R$60 milhões com a exibição dos flashs, cifra que não se costuma ver fora da Globo, ainda mais em uma TV que não transmitirá os jogos.
Pelé estrela a campanha nacional da SKY, ao lado da top Gisele Bündchen e a empresa pretende estender o prazo de exibição da propaganda, visto que após seu início foi estrondoso o sucesso de vendas. A Louis Vuitton acaba de divulgar a foto da campanha Valores Essenciais que traz Pelé, Zidane e Maradona jogando pebolim. O Rei do Futebol também estrela a campanha da Mastercard, entre outras empresas que figuram na lista das maiores do mundo, mas que ainda não lançaram suas mídias.
Pelé é o brasileiro mais conhecido no mundo, o que todas as pesquisas dos melhores e mais renomados institutos confirmam, além de ser a personalidade com mais carisma e credibilidade na sociedade, ao lado de nomes como Silvio Santos, Lula, Roberto Carlos, por isso atrai tanta publicidade, todos querem associar seu nome ao do rei, seu nome vende, agrega valor e transmite liderança.
Apesar de toda esta fama, sua terra natal só teve até hoje um homem que acreditou neste potencial e, ainda nos anos 70, construiu o monumento que o homenageia no centro da cidade, a Praça Pelé que, na verdade, se chama Coronel José Martins(alguém arrisca quem é?). O ex-prefeito Odilon Resende Andrade não só ergueu o monumento como deu nome à rua onde ele nasceu, o recebeu em grande estilo e também foi prestigiar sua despedida do Cosmos nos Estados Unidos. Depois dele, Dr. Celso procurou nosso conterrâneo mais ilustre e criou o Projeto Pelezinho, além de incluir a inscrição “Terra do Rei Pelé” em todos os documentos oficiais do município. Gordo Dentista ergueu a estátua às margens da Fernão Dias, mesmo com uma localização duvidosa, é mais um marco de nossa terra, também em sua administração realizou o Dia do Pelé e mudou o nome do Ginásio para Pelezão(afinal nosso único estádio não se chama Edson Arantes do Nascimento). Não posso deixar de citar o outdoor de Boas Vindas com a imagem de Pelé na entrada da cidade, a gincana Pelé e o projeto de descrição de como era a casa onde a família morava, realizados pela Associação Comercial na gestão do Paulinho do Posto São Thomé. Agora, queiram os cornetas de plantão ou não, Faustinho entra para a história ao adquirir o terreno da família Arantes do Nascimento e conseguir os recursos necessários para reconstruir a casa onde o Rei nasceu em nossa cidade, também para criar o Museu Pelé na Casa da Cultura e colocar sinalização turística indicativa. Não podemos deixar de citar que o Secretário de Cultura Valério Neder foi um pilar deste projeto e está empenhado nesta ação que acabará com uma atraso de anos, que vai reinserir Três Corações no mapa, sendo destino de turistas do mundo todo que querem conhecer a terra natal do Rei Pelé.
O que todas estas ações após Odilon Resende têm em comum? Um incansável ser multimídia que luta a 16 anos para colocar nas cabeçinhas ocas tricordianas que não era Pelé que tinha de fazer algo por nossa cidade e, sim, nós que deveríamos aproveitar esta marca de sucesso, esta grife mundial e virar um pólo turístico do Brasil. Finalmente, após todo este tempo, ações concretas estão sendo feitas com planejamento e seriedade para tornar realidade o sonho do amigo Fernando Ortiz. Ele que vem “PELEJANDO” por toda a vida para convencer os governantes de nossa cidade que Pelé é nosso maior patrimônio e só ele pode nos tirar do ostracismo, do atraso, do marasmo. Pelé é nosso Mickey, nossa Disneylândia é a Pelélândia. O colega vereador Gleyser e eu também estamos apostando neste foco e criamos o projeto “Calçada da Fama do Esporte”, cuja primeira marca, é claro, será a de Pelé e, assim como o Nando, estamos de ouvidos tapados para as críticas ácidas, para os pessimistas inveterados, para os cornetas de porta de bar, para os falastrões da esquina. Quem não acredita na idéia, dou a dica do Zagalo: “Vocês vão ter que engolir!”, afinal já está aprovado pelos colegas vereadores, sancionado pelo prefeito, projetado pela competente arquiteta Karina e patrocinado pela iniciativa privada. Chegou a hora de nossa população entender que cada área tem suas prioridades, a saúde tem as suas, a educação tem as suas, e o turismo e desenvolvimento tem as suas, e a prioridade agora é Pelé ou ficaremos de fora do roteiro da Copa de 2014 no Brasil.
Parabéns Nando Ortiz, sua luta não foi em vão e você é um exemplo vivo de que com persistência, com perseverança e uma boa dose de suor, os sonhos se tornam realidade. Parabéns ao Prefeito, aos vereadores que apóiam, e a todos que de alguma forma estiveram ou estão envolvidos no desenvolvimento de ações que possibilitem o Turismo Pelé. E você que não acredita, não fique parado criticando, arregace as mangas e faça a sua parte pelo bem de nossa cidade!
Altair Nogueira é publicitário, vereador e Pelémaníaco, assim como Nando Ortiz!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ótima matéria..
ResponderExcluirObrigado Talilian!
ResponderExcluir