Não canso de repetir que o maior patrimônio de uma pessoa é a educação, é o conhecimento. Quando vejo que ainda estamos longe de chegar a um patamar aceitável de valorização dos professores e demais profissionais da educação, bem como de levar estrutura às escolas públicas e universalizar, de verdade, o ensino, fico triste.
Muita propaganda é o que se vê, mas a verdade é que bolsa família dá muito mais voto que educação. Para muitos, deixar a população analfabeta, mas com a barriga cheia é uma forma eficaz de ganhar votos nas eleições, já a educação pode ser perigosa para políticos desonestos, pois ela liberta as pessoas das garras da desinformação.
Quando o bolsa família foi criado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso e se chamava bolsa escola, as famílias recebiam uma ajuda de custo para tirar seus filhos do trabalho infantil e levá-los à escola. Hoje muitos abandonam até o trabalho para viver por conta do benefício e o governo de orgulha a cada ampliação do número de famílias atendidas, quando este deveria ser temporário, se torna vitalício.
Digo e repito, precisamos mudar esta realidade. Vamos nos inspirar em pessoas como o Senador Cristovão Buarque que dedica toda uma vida a lutar pela melhoria da educação no país. Educação não é só construir escolas, isto é fácil, precisamos construir cidadãos, construir uma rede real de ensino que forme integralmente o aluno.
Já avançamos muito é verdade, mas é preciso investir mais. Educação é a única salvação para qualquer país, qualificação profissional, formação moral. O ensino médio do nosso país está falido, precisamos investir em ensino médio/profissionalizante, cursos técnicos para permitir que nossos jovens tenham currículo para entrarem no mercado de trabalho e com seu próprio suor desenvolver suas carreiras, se especializar, cursar universidade.
Não nos inspiremos em exemplos raros de uma ou outra figura que venceu na vida mesmo sem estudo, pois o raio dificilmente cai no mesmo lugar. Vamos nos inspirar nos grandes líderes mundiais, nos cientistas, nos médicos, nos religiosos, nos engenheiros, nos professores, nos empresários, nos economistas e tantos outros que venceram, pois tiveram base familiar e educação de qualidade.
Altair Nogueira é publicitário, vereador e acredita no poder libertador da educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário