Na vida somos livres para fazer nossas escolhas, mas muitas vezes as pessoas escolhem certos caminhos por falta de informações claras sobre suas opções de escolha.
É inegável o crescimento significativo do uso de drogas no mundo, principalmente o crack que degrada a vida de milhões de pessoas, destrói famílias, financia o crime organizado que mata, seuqestra e conta inclusive com a tolerância de quem deveria tomar providências.
De maneira bem didática é interessante levarmos informações sobre o que são, quais seus efeitos no organismo humano e o reflexo na sociedade. Drogas são substâncias que produzem mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional das pessoas. As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características da pessoa que as usa, da droga escolhida, da quantidade, freqüência, expectativas e circunstâncias em que é consumida. Essa definição inclui os produtos ilegais, que chamamos de drogas (cocaína, maconha, crack, ecstasy, heroína), mas também produtos como bebidas alcoólicas, cigarros e vários remédios.
A maconha, inofensiva segundo seus defensores, em doses altas pode gerar confusão mental, paranóia, alucinação, pânico e agitação. O efeito mais comum é a perca da habilidade de raciocínio e memória.
Já a cocaína, extraída das folhas de coca, foi usada no passado como anestésico, mas proibida por seus efeitos fatais. Geralmente vendida em pó pode ser inalada ou injetada. Esta droga causa dependência química e frequentemente leva à overdose, por ser uma substância estimulante muito potente que faz com que o cérebro e o corpo trabalhem com muita intensidade. O coração dispara, a pressão arterial e a temperatura sobem. Quando o efeito da cocaína pára, o corpo está exausto e é muito comum a pessoa sentir-se deprimida. Muitos voltam a usá-la na tentativa de aliviar a exaustão e a depressão com mais cocaína, criando um ciclo vicioso de alto risco. Além disso, é comum a transmissão do vírus HIV por conta da utilização coletiva de seringas.
O crack que está se popularizando em todo o país tem praticamente os mesmo efeitos da cocaína, porém causa dependência rapidamente. Na verdade ele é uma outra forma de preparar a cocaína e chega mais rápido à corrente sanguínea, tornando seus efeitos devastadores. A pedra de crack geralmente é mais barata que o pó da cocaína e atrai os usuários que acreditam estar economizando, mas acabam se entregando ao vício e recorrendo ao crime para comprar a droga.
Além dos efeitos no organismo que incluem doenças pulmonares e cardíacas, sintomas digestivos e alterações na produção e captação de neurotransmissores, existe a questão social onde o usuário fica agressivo, perde a capacidade cognitiva e comportamental, já não tem cuidados com o próprio corpo e a higiene pessoal, não consegue estudar, nem trabalhar, quando o convívio com a família já não se sustenta, passa a viver nas ruas.
Se todos os motivos acima ainda não foram suficientes para convencê-lo de que drogas são um mal a ser enfrentado e evitado de todas as formas, pense em como o tráfico de drogas está totalmente associado à criminalidade, tráfico de armas, assaltos, sequestros, assassinatos entre tantos outros crimes. Quantos inocentes morrem, quantos trabalhadores, pais de família perdem suas vidas para saciar o vício de outros. Quantas crianças com seus sonhos, com uma vida inteira pela frente são adotadas por traficantes e perdem sua infância, perdem a chance de crescer e alcançar seus objetivos.
Eu não consigo entender uma pessoa defender o uso de drogas, mas como estamos numa democracia, que eu defendo acima de tudo, respeito a opinião contraditória aos meus preceitos, mas reitero: Drogas, tô fora! Minha vida é muito importante, meus sonhos precisam ser realizados, o mundo é colorido, é maravilhoso, não preciso de pozinho mágico para viajar, afinal quem lê, viaja, e eu leio muito, todos os dias. Quem vive de verdade, não quer ficar louco, afinal todos já temos um pouco de loucura dentro de nós. Converse com sua família, com seus amigos, professores, se você está entrando nessa, saia enquanto é tempo, procure ajuda e não se entregue, sempre existe uma luz no fim do túnel.
Altair Nogueira é publicitário, atual presidente da Câmara Municipal de Três Corações e tem pavor às drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário