Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ficha Limpa


Nesta semana, meu artigo tinha o título: “Cada um tem um gosto...”, mas decidi deixar este tema para outra oportunidade e para os leitores de meu site, pois não poderia deixar de comentar sobre o Projeto Ficha Limpa.
Para quem não sabe, o Projeto Ficha Limpa foi apresentado ao congresso através de iniciativa popular, com mais de 1,6 milhão de assinaturas, através do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, da CNBB, do CONIC, da OAB e de outras representações sérias de nosso país para impedir candidatos corruptos condenados pela justiça de se candidatarem.
Para quem assistiu a votação pela TV Câmara foi a maior decepção pensar que os nobres deputados votariam a matéria no último dia 7 de abril como queriam as lideranças que coordenam a campanha.
PT e PMDB lideraram a frente que tentou impedir a votação e mostrou que estes dois partidos não se importam com os candidatos “Ficha Suja” em seus quadros. Mais do que isso, mostraram a verdadeira face de sua ideologia. O partido de Dilma Rousseff e o partido de Michel Temer não assinaram o pedido de urgência junto de outros partidos e apenas seis partidos – DEM, PSDB, PV, PHS, PSOL e PPS – assinaram. No entanto, o número de assinaturas foi insuficiente para garantir a representatividade mínima de 257 deputados.
Sem o regime de urgência e havendo emendas, os textos são remetidos novamente à CCJ. O presidente da Casa, Michel Temer, disse que pedirá rapidez à comissão na análise da matéria. “Se não tem urgência, sou obrigado a mandar para a Comissão de Constituição e Justiça, mas a presidência da Câmara tem a disposição de votar esse projeto”, garantiu Temer.
Temer quer usar este projeto para se projetar na mídia já que pretende ser vice da candidata de Lula, a ministra Dilma Rousseff, e até hoje não tem méritos que o qualifiquem para a disputa.
Quando ouvi a fala de José Genoíno, sim ele é deputado federal, aquele mesmo do mensalão, aquele que o irmão carrega dólares na cueca, aquele que tem uma longa lista de feitos junto dos aloprados, fiquei indignado, defendendo que os corruptos devam ter o direito de se candidatar e que o povo tem o direito de votar em quem quiser, mesmo que este alguém seja tão incoerente e inconveniente quanto ele. Será que ele acha que o povo é bobo, babaca, idiota, estúpido? Será que não sabe que este projeto é de iniciativa popular? Que é vontade do povo, punir elementos nocivos como ele e sua turma da política?
Já que o filho do Brasil antecipou a corrida eleitoral, tenho o dever como articulista deste jornal de pedir que meus leitores acompanhem o desfecho desta votação e também acompanhem o que será votado durante a Copa do Mundo, pois vão se aproveitar da paixão nacional pelo futebol para aprovar aquelas surpresas desagradáveis que só descobrimos perto do natal e ganhamos de presente dos “Ficha Suja”.
Tenho orgulho de ser político, pois sei que a política é a mais vigorosa forma de amor, de caridade, de justiça e paz como já afirmava o Papa Paulo VI, quando damos testemunho de nossas ações, mas tenho vergonha destes políticos sujos, imorais e que não respeitam a dignidade e a inteligência do povo brasileiro.

Altair Nogueira é publicitário, vereador e apóia o Projeto “Ficha Limpa”

Nenhum comentário:

Postar um comentário