quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
O verdadeiro Papai Noel
Depois de algumas semanas sabáticas sem escrever, publico hoje meu último artigo deste ano de 2010. Escrevo com a certeza do dever cumprido. Escrevo com a felicidade de muitos leitores descobertos durante este tempo que me acompanham e gostam do que falo. Escrevo com a consciência tranquila de quem opina com ousadia, sem medo de retaliações e com a independência necessária para manter minha credibilidade diante da opinião pública.
Claro que ao nos aproximarmos das festas de fim de ano, muitos foram os pedidos para que eu falasse sobre o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo, falasse sobre as expectativas para 2011 e fizesse uma retrospectiva do ano que passou.
Mas desta vez, decidi ignorar estes apelos e homenagear um grande ídolo de todos nós que, mais uma vez, mostra que a palavra SUPERAÇÃO é presente em vários momentos de sua vida. Alguém maior que suas próprias empresas, alguém que realiza o sonho de milhões de pessoas de todo o país. Alguém que faz parte do domingo de todas as famílias brasileiras e é a própria história da televisão brasileira.
O verdadeiro Papai Noel, o verdadeiro herói brasileiro, o homem sorriso da televisão, o Rei Midas da Comunicação, Silvio Santos. Ele premia pessoas durante todo o ano, realiza os desejos das donas de casa, das crianças, das famílias. Assim como macarrão, cerveja e futebol, Silvio Santos faz parte do nosso domingo e seu baú de felicidade parece não ter fim.
Nas roletas premiadas, nas cores e luzes de seu cassino televisivo, Silvio comanda a plateia com maestria, arranca gargalhadas, gritos e gestos com seus bordões tradicionais. Silvio Santos é cult, é brega, é lenda. A cada domingo uma nova emoção, momentos que ficam gravados na memória de quem participa e de quem assiste. Quem quer dinheiro? Quem quer uma casa própria? Quem quer um carro? Quem quer ficar milionário? Quem não gostaria de ser Silvio Santos? O menino pobre, filho de imigrantes que foi camelô e é um exemplo vivo de alguém que ficou milionário, trabalhando honestamente parece o roteiro de um filme, mas é pura realidade.
O atual momento difícil não é diferente de quando passou por problemas de saúde, quando perdeu sua primeira esposa que tinha câncer, quando teve seu atual casamento abalado, quando teve sua irmã e sua filha sequestradas, quando perdeu seu programa na Rede Globo. Todas as barreiras que a vida lhe impôs foram superadas com a mesma facilidade com que comanda os jogos de domingo e rege suas colegas de trabalho. Assim, também temos a certeza de que brevemente suas empresas estarão livres do empréstimo bilionário e ele como a ave fênix renascerá ainda mais vigoroso.
Silvio Santos é o próprio self made man que com carisma e um dom inabalável de vender suas idéias e seus produtos leva felicidade há brasileiros e brasileiras. Ao lado de Lula, Ayrton Senna, Juscelino Kubitschek, Hebe Camargo, Pelé, Beto Carrero, Antônio Ermírio de Morais, ele tem seu lugar no imaginário coletivo como um ídolo a ser seguido.
Apesar de 2010 ter sido um ano difícil para Silvio Santos, ele provou mais uma vez que com esforço, empenho, determinação, ética e responsabilidade é possível superar os obstáculos e nunca desistir, dando um grande exemplo a todos os brasileiros.
Neste mês, especificamente no dia 12, Senor Abravanel completou 80 anos e o homem mais feliz do Brasil, o mesmo que criou a tv mais feliz do Brasil, mostrou que continuará fazendo o Brasil, o país mais feliz do mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário