O governador eleito Fernando Pimentel (PT) começa a bater o martelo para a composição do secretariado, definindo os primeiros nomes. O presidente estadual de seu partido, deputado federal Odair Cunha, será titular da Secretaria de Governo.
O detentor do posto é responsável pela interlocução política da administração, especialmente pelas articulações com a Assembleia Legislativa. É ele quem trata, por exemplo, da liberação de emendas parlamentares.
Na Casa Civil, Pimentel deverá nomear Marco Antônio Rezende Teixeira. O futuro secretário foi procurador da Prefeitura de Belo Horizonte quando o governador eleito ocupou a administração local.
Ao contrário do especulado, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), parlamentar mais votado por Minas Gerais, não será alçado secretário.
O segundo deputado federal a ser efetivado por Pimentel no governo é Miguel Corrêa Júnior. Ele comandará a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Políticas Urbanas e Gestão Metropolitana. Miguel é o nome do PT para encampar a candidatura a prefeito de Belo Horizonte. Por isso, assumirá as negociações do governo, entre elas a liberação de recursos, para a Região Metropolitana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário