segunda-feira, 31 de março de 2014
Grande artista Afonso Barra fará escultura para a Câmara e em homenagem a Victor Cunha na Praça
O grande escultor tricordiano Anfonso Barra esteve na última semana na Câmara Municipal de Três Corações para apresentar à vereadora Regina Moysés, o projeto da escultura que representa o Poder Legislativo Municipal, idéia que nasceu no mandato do então presidente Altair Nogueira e deverá ser inaugurada na sessão solene do aniversário da cidade no mês de setembro. Afonso também irá preparar uma escultura para homenagear o querido artista e historiador Victor Cunha falecido recentemente.
Reforma urgente do Pelezão, Praça de Esportes e Quadras dos Bairros
Os vereadores da. Câmara Municipal de Três Corações estão solicitando da presidente Regina Célia Valadão Moysés que faça uma parceria com o poder executivo no sentido de antecipar as devoluções das sobras mensais do duodécimo recebido pelo poder legislativo para que a prefeitura possa investir através de planejamento da Secretaria de Esportes, a Praça de Esoportes, faça a iluminação do Estádio Elias Arbex, bem como as reformas do Ginásio Pelezão e de outras quadras localizadas nos bairros.
Altair e Chica em prol da zona rural
Na tarde dessa terça-feira (25 de março), a vereadora Chica Lodonho visitou a Comunidade Rural Estação São de Thomé, onde prepara, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, projeto para a implantação da saúde preventiva naquela comunidade. A vereadora levou em sua companhia o vereador Altair Nogueira, seu parceiro e colaborador no projeto, e a diretora do Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Maiolini. Foram recebidos pela educadora Magda Maria dos Santos, professora da Escola Municipal Dona Miloca, coordenada pela professora Rute Cristina Bento.
Caravana da saúde
O principal objetivo do projeto "Caravana da Saúde" é alertar as comunidades rurais quanto aos cuidados que se devem ter com relação à prevenção de doenças. Com a participação efetiva da Secretaria Municipal de Saúde, serão ministradas palestras, orientando sobre o uso da água, aferição de pressão arterial, controle da glicose, entre outros atendimentos. "No primeiro momento, o trabalho será na escola Dona Miloca, onde é mais fácil reunir as famílias. Aqui será um pólo dos trabalhos, para atender a todos os sítios e fazendas da vizinhança. A Secretaria de Saúde ainda não tem material humano para se deslocar até as fazendas e sítios. Mas já podemos contar com a professora Magda, já comprometida com a comunidade, a exemplo de outras pessoas", comentou Chica Lodonho, que acrescenta: "é meu sonho de cidadã, de muitos anos, trazer para o pessoal da Estação de São Thomé uma qualidade de vida melhor".
Apoio do vereador
Altair O vereador Altair Nogueira, parceiro e colaborador no projeto, parabenizou a colega pelo trabalho desenvolvido, principalmente no que tange à saúde, na zona rural: "agora, com a caravana da saúde, tenho certeza de que a população ficará muito satisfeita, em parceria com a Secretaria da Saúde e o apoio integral do prefeito Dr. Claudio, levando mutirões de saúde para aferir pressão, verificar questão de glicose, exames de sangue, palestras sobre prevenção ao povo da zona rural". Satisfeito pela recepção e contato direto com aquela comunidade, Altair lembrou-se de um ditado antigo: "pelo menos uma vez na vida a gente vai precisar de um advogado; uma vez na vida vamos precisar de um médico; uma vez vamos precisar de um arquiteto... de um agricultor a gente precisa, no mínimo, três vezes ao dia". E arrematou: "sem o povo e o trabalho da zona rural a cidade não vive; por isso é relevante o que a vereadora Chica apresenta no Plenário da Câmara, no sentido de mantermos as estradas rurais sempre em dia, investir na educação das crianças da zona rural e, agora, levando, também, saúde para o povo das comunidades rurais. A iniciativa é muito gratificante, estou satisfeito em poder ser parceiro e colaborar com a vereadora nessa iniciativa".
sábado, 22 de março de 2014
Três Corações de luto
Nossa cidade acordou de luto neste sábado com a notícia do falecimento do grande mestre Victor Cunha. O velório acontece no Clube Três Corações. Não há muito o que se dizer neste momento triste, pois todos que tivemos a oportunidade de conhecer e conviver com o "Seu Vitor" sabemos bem o legado que ele deixa. Grande músico, empresário, historiador, escritor, pai de família, exemplo de vitalidade, versatilidade, dinamismo, integridade. Todos temos certeza que o céu está em festa com a chegada dele. Ficamos órfãos de cultura, de folclore, de história, mas sua trajetória servirá de exemplo para muitas e muitas gerações. (Nesta foto, a última homenagem em vida ao, já saudoso Victor Cunha, foi dada por mim, a Medalha do Mérito Legislativo Presidente Itamar Franco)
quarta-feira, 19 de março de 2014
Alunos visitam Câmara Municipal
Alunos do projeto Reinventando o Ensino Médio da Escola Estadual Godofredo Rangel visitaram a Câmara Municipal de Três Corações nesta quarta-feira. Acompanhados da professora Rosa, os estudantes foram recebidos pelo diretor geral da Câmara, Dr. Heloisio Ângelo Dominitini(Buluca), após foram guiados pela coordenadora da Escola do Legislativo, Julinda Gueth até o espaço cultural onde está a exposição "Mulheres" e, ao final, se encontraram com os vereadores que participavam da reunião das comissões temáticas com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Osny Lemos Ribeiro, servidores daquela secretaria e representantes do Lar Anjo da Guarda, entidade que busca auxílio do Poder Legislativo para sanar dívidas acumuladas por negligência de uma ex-funcionária da instituição.
Vereador Altair quer auxílio para reformas de moradias de famílias carentes
O vereador Altair Nogueira encaminhou, em 7 de março último, indicação ao senhor prefeito municipal para que a Secretaria de Desenvolvimento Social elabore um programa de auxílio a pequenas reformas e reparos em residências de pessoas de baixa renda. De acordo com o vereador, tal solicitação se faz necessária, visto que há uma grande demanda de pessoas carentes que procuram a Câmara Municipal, pedindo ajuda de materiais de construção, para reformas e reparos de suas residências, por não terem condições de comprar.
Anastasia deixa Governo de Minas
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), anunciou que vai deixar o cargo no dia 4 de abril. Segundo Anastasia, ele vai trabalhar na elaboração do plano de campanha do pré-candidato à Presidência pelo PSDB, o senador Aécio Neves. A informação foi divulgada em uma entrevista coletiva nesta terça-feira (18).
Anastasia informou que o vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), vai assumir como chefe do Executivo no estado. "Na realidade essa minha decisão decorre basicamente de dois fatores: primeiro o convite do senador Aécio Neves para participar de sua campanha presidencial, integrando o seu grupo que vai formular o programa de governo; em segundo lugar também para atender a legislação eleitoral e ficar disponível para uma eventual candidatura nas eleições deste ano", disse o governador.
Gostaria de render minha homenagem e agradecimento ao querido Governador Antonio Anastasia pela acolhida cordial todas as vezes que o encontramos, bem como por tantos benefícios destinados à nossa cidade desde que era vice-governador do estado no Governo Aécio até os dias de hoje. Sua seriedade e competência serão sempre lembrados. É uma honra para Três Corações tê-lo como cidadão honorário e, recentemente, como agraciado da Medalha do Mérito Legislativo Presidente Itamar Franco, já que, assim como todo o povo mineiro, agradecemos por ter o maior gestor público deste país como governador do nosso estado.
Esperamos ansiosos que se confirme sua candidatura ao Senado, pois certamente poderemos contribuir decisivamente para que tenha uma expressiva votação, digna de sua expressão política.
terça-feira, 18 de março de 2014
Situação do Lar Anjo da Guarda
Nos últimos dias, a jovem Lívia Neder acionou alguns vereadores através das redes sociais pedindo ajuda para a instituição de nossa cidade "Lar Anjo da Guarda". Na tarde desta terça-feira, acompanhado da nobre presidente da Câmara Municipal de Três Corações, Regina Moysés e dos vereadores Quati, Luciano e João da Flora visitamos a entidade e conversamos com sua presidente, Marta Porcaro. A mesma nos relatou que por falha de uma ex-funcionária, alguns impostos e fornecedores não foram pagos nos últimos tempos, o que gerou uma dívida alta para a instituição. Com a falta de regularidade fiscal, a mesma perdeu certidões negativas necessárias para o recebimento da subvenção paga pela Prefeitura de Três Corações através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social desde o mês de janeiro. Agora esta situação foi regularizada e, o Secretário de Governo, Dr. Ulisses Ferreira Pinto nos informou que uma parcela já foi paga. Pretendemos agora pedir a sensibilidade de nosso Prefeito Dr. Cláudio Pereira para que o mesmo autorize o pagamento das outras duas parcelas, a fim colaborar com a regularização das dívidas acumuladas no período, mas já devidamente negociadas e parceladas pela diretoria. Também nos dispusemos a procurar empresas que possam ajudar, bem como na promoção de eventos beneficentes que ajudem na geração e recursos para minimizar a grave situação financeira do "Lar Anjo da Guarda".
Para quem não conhece, esta entidade presta um importante serviço em nosso município, servindo de abrigo para crianças abandonadas pelas famílias, ou em situação de vulnerabilidade social até que sejam encaminhadas para adoção. Parabenizamos todos os voluntários que durante tantos anos prestam este serviço de suma importância e estaremos sempre atentos às suas necessidades por entender que este trabalho não pode parar.
Para quem não conhece, esta entidade presta um importante serviço em nosso município, servindo de abrigo para crianças abandonadas pelas famílias, ou em situação de vulnerabilidade social até que sejam encaminhadas para adoção. Parabenizamos todos os voluntários que durante tantos anos prestam este serviço de suma importância e estaremos sempre atentos às suas necessidades por entender que este trabalho não pode parar.
sábado, 15 de março de 2014
Miss Três Corações já está na seletiva inicial do Miss Minas Gerais
Com o apoio do vereador Altair Nogueira(PPS), desde o início de 2013, nossa cidade voltou a ter sua Miss Três Corações com a modelo e dentista, Elisama Klipel. Apesar de não morar mais em nossa cidade, hoje trabalhando em Macaé no Rio de Janeiro, ela ostentará o título até a realização de um concurso neste ano para a escolha de sua sucessora. Nesta semana, Elisama começou a figurar na seletiva inicial do Miss Minas Gerais 2014 que acontecerá no mês de junho. A seletiva é coordenada pela Rede Bandeirantes de Televisão, detentora dos direitos do Miss Brasil Oficial. Nossa torcida para que Elisama Klipel seja coroada Miss Minas Gerais é grande, assim mostraremos a todo o país que nossa cidade é terra de Rei, de gente honesta e cordial, de gente que trabalha muito e também d gente bonita!
Vereador Altair em ação pelo Esporte
Desde que o ex-diretor geral da Câmara Municipal de Três Corações, Jorge Foião assumiu a frente da Secretaria de Esportes de nossa cidade, o vereador Altair Nogueira (PPS) tem dado especial atenção ao tema em seus projetos e indicações ao Poder Executivo.
Altair visitou as quadras e campos de nossa cidade, junto do secretário e da arquiteta da prefeitura para realizarem um plano de reformas destes nós próximos dois anos. A idéia é contar com o apoio dos demais vereadores e da presidente da Câmara, vereadora Regina Célia (SDD) para devolver as econômicas do Poder Legislativo todos os meses para a concretização deste projeto.
O vereador também pleiteou junto à deputada estadual Luzia Ferreira (PPS), o empenho de uma emenda parlamentar em torno de R$50 mil para aquisição de kits esportivos para os times e projetos amadores de nossa cidade.
Altair acredita ainda que será possível a reforma da Praça de Esportes com a reativação das quadras, piscina e pista de skate, bem como a iluminação do Estádio Elias Arbex e a liberação do Ginásio Poliesportivo Pelezao. "O Jorge Foião é servidor efetivo da prefeitura há muitos anos e tem muita experiência como gestor, pois foi secretário de governo e de saúde por muitos anos. Tenho certeza que seu dinamismo será decisivo para impulsionar o esporte em todas as suas modalidades", afirmou Altair Nogueira.
Altair visitou as quadras e campos de nossa cidade, junto do secretário e da arquiteta da prefeitura para realizarem um plano de reformas destes nós próximos dois anos. A idéia é contar com o apoio dos demais vereadores e da presidente da Câmara, vereadora Regina Célia (SDD) para devolver as econômicas do Poder Legislativo todos os meses para a concretização deste projeto.
O vereador também pleiteou junto à deputada estadual Luzia Ferreira (PPS), o empenho de uma emenda parlamentar em torno de R$50 mil para aquisição de kits esportivos para os times e projetos amadores de nossa cidade.
Altair acredita ainda que será possível a reforma da Praça de Esportes com a reativação das quadras, piscina e pista de skate, bem como a iluminação do Estádio Elias Arbex e a liberação do Ginásio Poliesportivo Pelezao. "O Jorge Foião é servidor efetivo da prefeitura há muitos anos e tem muita experiência como gestor, pois foi secretário de governo e de saúde por muitos anos. Tenho certeza que seu dinamismo será decisivo para impulsionar o esporte em todas as suas modalidades", afirmou Altair Nogueira.
Altair Nogueira retoma tradição das misses tricordianas. A estudante de odontologia Érica Carvalho é a destaque do momento!
Em comemoração aos 51 anos da emancipação político-administrativa do município de São Sebastião do Rio Verde, a Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o promoter Jairo Chaves da cidade vizinha de Virgínia, promoveu a primeira edição do concurso de beleza Miss Transmantiqueira com a participação de 35 cidades de toda a região da Serra da Mantiqueira e adjacências. O prestigiado evento contou com a presença do deputado estadual Duarte Bechir e do Deputado Federal Dimas Fabiano, da Miss Brasil Global Teen Gisihelle Rogana e da Miss Teen Brasil Stella Abreu, diversos modelos de todo o estado e a estrela da noite foi a Miss Brasil 2013 Jakelyne Oliveira, quinta colocada no Miss Universo. Sagrou-se campeã do evento, a jovem da cidade de Soledade de Minas, a segunda colocada foi da cidade de Caldas e a representante de Três Corações, Érica Carvalho levou a terceira colocação, sendo uma das candidatas mais aplaudidas e elogiada pelo público. Em seu desfile com traje típico, Érica surpreendeu a todos com uma roupa nas cores do uniforme da seleção brasileira e painéis com cenas marcantes da carreira do Rei Pelé. A participação da Miss Três Corações Transmantiqueira foi coordenada pelo publicitário Altair Nogueira e teve o apoio de Lia Noivas e Plug Impressão Digital, make e fotos de Maycon Morais e cabelo de André Novais.
Altair e Quati se encontram com Pimenta da Veiga e Pablito
Os vereadores Altair Nogueira(PPS) e Fabiano Barbosa Quati(Dem) se reuniram no Instituto Teotônio Vilela com o pré-candidato ao Governo de Minas, Pimenta da Veiga(PSDB)e com o pré-candidato a deputado estadual Pablito(PV). Na pauta do encontro, as demandas tricordianas para as eleições 2014, como melhorias para o Hospital São Sebastião, nosso hospital regional da Casa de Saúde Santa Fé, ponte que liga Três Corações a São Bento Abade na LMG 862, continuidade da obra de nosso aeroporto Melo Viana, reforma da Praça de Esportes, verbas para entidades assistenciais entre outras. Em breve, Pimenta da Veiga se reunirá com todos o vereadores tricordianos para ouvir nossa expectativa em relação a seu plano de governo para o estado.
Altair pede reforma urgente do Cemitério São João Batista
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal (17 de fevereiro), o vereador Altair Nogueira apresentou uma indicação quanto ao Cemitério Municipal, solicitando do Executivo a limpeza geral e reparos necessários. Ele solicita, junto à secretária-adjunta de Planejamento, um projeto de reforma daquele espaço, inclusive com calçamento, aumento da altura dos muros e instalação de dispositivos de segurança.
No ano passado, foi feita uma reivindicação pelo vereador, também assinada pela vereadora Chica Lodonho, pedindo limpeza e reparos no cemitério. Altair já está em contato, mais uma vez, com a secretária-adjunta de Planejamento, Karina Junqueira, para que seja feito um projeto de reforma do cemitério: "é preciso calçamento onde ainda tem terra, aumentar a altura dos muros, colocar cerca dentada", justificou o vereador. "O cemitério, um recanto de paz, virou um problema, em especial pela falta de segurança de quem ali vai rezar pelos seus entes queridos. São várias as reclamações sobre a ocorrência de vandalismo, uso de drogas... ali virou um esconderijo de marginais", completou Altair.
Ao entrar com o pedido para que a Prefeitura faça essa revitalização, o vereador se disponibilizou a buscar parcerias com pedreiras, onde, acredita, se deva conseguir retalhos de pedras para o calçamento. "As queixas da população são muitas a respeito da atual situação do cemitério e não podemos ficar desatentos a isso", arrematou Altair.
População quer retirada de barracas da Praça Odilon Rezende
São muitas as reclamações dos transeuntes que circulam pela Praça Odilon Rezende Andrade quanto à colocação de tendas, mesas e barracas dentro da nossa praça principal. O assunto, abordado pelo vereador Altair Nogueira, entrou em discussão na reunião ordinária da Câmara, dia 17 de fevereiro. "As pessoas estão instalando barracas, ali, para comércio, de forma incorreta, de maneira informal", declarou o vereador em defesa dos comerciantes que se sentem prejudicados: "essa irregularidade prejudica quem paga impostos, aluguéis, funcionários e uma série de taxas, como as de água e luz. E, além de tudo, a gente percebe que essas informalidades estão prejudicando a acessibilidade da praça", acrescentou.
"Não sou contra esses comerciantes, que têm o direito de ganhar o seu dinheiro, de forma honesta, mas é necessário que haja normas e regras. É preciso estabelecer horários para a colocação dessas barracas, que, inclusive, devem ser móveis e não fixas, como está acontecendo. As pessoas precisam de espaço para circular pela praça", defende Altair. Ele já solicitou uma reunião com o prefeito, com a finalidade se encontrar soluções e alternativas para as pessoas que estão instalando as barracas e, também, para que comércio ao redor da praça não seja desfavorecido.
Na opinião de Altair Nogueira, a última reforma feita na praça, na gestão 2001/2008, alterou o seu estilo, descaracterizando-a totalmente. Ele aponta o tipo de material usado, que é de difícil limpeza, alerta sobre as várias poças d´água que se acumulam, além dos jardins mal cuidados e praticamente abandonados. O vereador ressalta, ainda, a questão de vandalismo e da violência [que já diminuíram com a presença intensiva da Polícia Militar]. "A gente quer contribuir. A praça é um cartão de visitas do centro da cidade. Precisamos encontrar uma solução nesse sentido", finalizou Altair.
Uso de máscaras em manifestações é proibido em Três Corações
O vereador Altair Nogueira apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal o projeto de lei que proíbe o uso de máscaras ou qualquer outra forma de ocultar o rosto durante manifestações pacíficas no município.
De acordo com o projeto, fica proibido o uso de máscara ou qualquer outra forma de ocultar o rosto do cidadão com o propósito de impedir-lhe a identificação. Fica, também, proibido o uso de qualquer tipo de arma, seja de fogo, branca, pedras, bastões, tacos e similares. É assegurada, pela Constituição, a livre manifestação de pensamento e de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas. A liberdade de expressão é o suporte vital de qualquer democracia, manifestada de forma pacífica e ordeira, sem riscos de comprometimento moral e físico para os cidadãos. O debate livre e aberto geralmente tende a evitar erros graves e não limita o direito de outrem, garantindo, de forma eficaz, a liberdade e direitos do coletivo.
Diante das frequentes manifestações pacíficas em vários pontos do país, as pessoas aproveitam para se infiltrar e provocar ações de vandalismo e crimes, como os "Black bloc" que agem de forma brutal. "Há poucos dias, assistimos, estarrecidos, ao assassinato frio e cruel do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes. Cobrir o rosto e sair por aí destruindo tudo e matando as pessoas não é atitude de quem quer protestar e, sim, de quem quer usar os movimentos pacíficos para provocar anarquia", comentou o vereador.
De acordo com o projeto, fica proibido o uso de máscara ou qualquer outra forma de ocultar o rosto do cidadão com o propósito de impedir-lhe a identificação. Fica, também, proibido o uso de qualquer tipo de arma, seja de fogo, branca, pedras, bastões, tacos e similares. É assegurada, pela Constituição, a livre manifestação de pensamento e de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas. A liberdade de expressão é o suporte vital de qualquer democracia, manifestada de forma pacífica e ordeira, sem riscos de comprometimento moral e físico para os cidadãos. O debate livre e aberto geralmente tende a evitar erros graves e não limita o direito de outrem, garantindo, de forma eficaz, a liberdade e direitos do coletivo.
Diante das frequentes manifestações pacíficas em vários pontos do país, as pessoas aproveitam para se infiltrar e provocar ações de vandalismo e crimes, como os "Black bloc" que agem de forma brutal. "Há poucos dias, assistimos, estarrecidos, ao assassinato frio e cruel do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes. Cobrir o rosto e sair por aí destruindo tudo e matando as pessoas não é atitude de quem quer protestar e, sim, de quem quer usar os movimentos pacíficos para provocar anarquia", comentou o vereador.
Projeto de Lei disciplina uso de som em veículos automotores
De autoria dos vereadores Altair Nogueira e Fabiano Barbosa (Quati), a Câmara Municipal de Três Corações aprovou projeto de lei que disciplina o uso de som em veículos automotores em altura que venha a pôr em perigo ou prejudique a saúde individual ou coletiva, que cause danos de qualquer natureza às propriedades públicas ou privadas, que cause incômodo de qualquer natureza, que cause perturbação ao sossego ou ao bem-estar públicos ou que ultrapasse os níveis fixados em lei.
O som a que se refere o artigo é aquele gerado por rádios, aparelhos de toca-fitas, aparelhos de CD e DVD ou outros da espécie, e que são emitidos por alto-falantes, equipamentos ou instrumentos com a mesma finalidade. A lei é aplicada, também, aos estabelecimentos que instalem, realizem reparos, testes e qualquer outro serviço em som de veículos.
Segundo os vereadores Altair e Quati, o projeto se faz necessário em função do grande número de proprietários de veículos com som automotivo, que transitam ou ficam estacionados, com o som em alto volume, nos bairros, nas áreas hospitalares, velórios, igrejas e em vários lugares da cidade, inclusive após as 22 horas, o que incomoda e prejudica os moradores e frequentadores desse locais. Os vereadores afirmam, também, que os estabelecimentos que fazem instalação, reparos, testes ou outros serviços de som em veículos também costumam usá-los de forma abusiva, comprometendo a saúde ambiental. "O projeto visa o bem-estar da população e, especialmente, o respeito aos idosos, recém-nascidos e doentes", concordam os vereadores.
O som a que se refere o artigo é aquele gerado por rádios, aparelhos de toca-fitas, aparelhos de CD e DVD ou outros da espécie, e que são emitidos por alto-falantes, equipamentos ou instrumentos com a mesma finalidade. A lei é aplicada, também, aos estabelecimentos que instalem, realizem reparos, testes e qualquer outro serviço em som de veículos.
Segundo os vereadores Altair e Quati, o projeto se faz necessário em função do grande número de proprietários de veículos com som automotivo, que transitam ou ficam estacionados, com o som em alto volume, nos bairros, nas áreas hospitalares, velórios, igrejas e em vários lugares da cidade, inclusive após as 22 horas, o que incomoda e prejudica os moradores e frequentadores desse locais. Os vereadores afirmam, também, que os estabelecimentos que fazem instalação, reparos, testes ou outros serviços de som em veículos também costumam usá-los de forma abusiva, comprometendo a saúde ambiental. "O projeto visa o bem-estar da população e, especialmente, o respeito aos idosos, recém-nascidos e doentes", concordam os vereadores.
Assinar:
Postagens (Atom)