(Reprodução EPTV) |
A Polícia Federal em Varginha/MG realizou hoje, 14/10, a nominada “Operação 299”, que investiga crimes de compra de votos – art. 299 do Código Eleitoral – e crimes de peculato-desvio, que ocorre quando um funcionário público desvia dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem posse em razão do cargo, em proveito próprio ou de outrem – art. 312 do Código Penal.
Estão sendo realizadas oitivas de 15 pessoas, entre eleitores e servidores públicos, que supostamente teriam vendido seu voto no primeiro turno das eleições municipais de 2012 em Três Corações/MG, em troca de bens de valor econômico, havendo indícios de que parte desses bens foi financiado pelos cofres públicos do referido município ou eram bens públicos. A PF também está cumprindo mandado de busca e apreensão em empresa de Três Corações, responsável pelo fornecimento dos citados bens, a mando de agente político.
Entre os investigados estão um ex-prefeito, um ex-vice-prefeito e vereadores de Três Corações, além de empresa sediada em Belo Horizonte/MG, que financiaria campanhas para políticos de Três Corações, mediante simulação de serviços e emissão de notas fiscais frias. A operação – cujo nome se refere ao artigo do Código Eleitoral que criminaliza a corrupção eleitoral – é um desdobramento da “Operação Metástase 57”, deflagrada em dezembro de 2013, por meio da qual a PF colheu elementos indicativos do uso da máquina pública para fins eleitoreiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário