Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Brasileiro tem memória curta!


A pergunta que dá título ao meu artigo desta semana na verdade é uma provocação para que todos nós possamos analisar a forma como encaramos a política e os acontecimentos quotidianos de nossa vida.
Muitas vezes ouvimos que o brasileiro tem memória curta e, por isso, figuras como Zé Genoíno, Zé Dirceu, Jader Barbalho, José Sarney, Renan Calheiros, Joaquim Roriz ainda não aposentaram suas chuteiras e sempre conseguem ser escalados para mais um mandato com as bênção de incautos eleitores que se esquecem de cenas em que maços de dinheiro são guardados em bolsas, bolsos, cuecas e outros lugares menos convencionais.
Muitas vezes também a pouca paciência e incapacidade de análise prejudicam certas administrações que são achincalhadas sem o mínimo critério. Uma breve reflexão sobre o momento econômico e político pode responder a muitos questionamentos, mas é mais fácil criticar e continuar de braços cruzados, só elencando os defeitos e os erros de quem se dispôs a representá-los.
Todos os governos têm seus méritos e não podemos dizer que uma administração não teve nenhum avanço. Veja o caso de nossa cidade, analisando um período mais recente de nossa história política, podemos dar uma marca para cada prefeito que passou. Na década de 80, Ailton Vilela foi o prefeito que calçou a cidade e fez casas populares, depois o prefeito Guará assegurou direitos aos servidores públicos e cuidou da infra-estrutura, já na década de 90, Dr. Celso promoveu grandes eventos e alavancou a educação, Faustinho trouxe empresas que geraram empregos e projetou a cidade através do esporte, Gordo Dentista teve destaque ao lançar vários projetos sociais em seu primeiro mandato já no ano 2000 e privilegiou a saúde em seu segundo mandato, agora Faustinho retorna investindo no turismo Pelé e projetando a cidade como pólo regional. Ainda falta muita coisa para Três Corações melhorar sua qualidade de vida e oferecer maior bem estar aos seus munícipes, mas todos devem contribuir, muitas vezes é mais fácil se lembrar das coisas ruins do que das positivas, mas o que não pode acontecer é nos esquecermos dos mensaleiros, dos corruptos, dos compradores de votos, dos ladrões que povoam a política local e nacional e depois de quatro anos aparecem risonhos nas propagandas querendo ludibriar o eleitor com memória curta e tentando voltar para mamar nas fartas tetas do governo, usando o dinheiro público para seu próprio benefício.
Hoje ninguém faz nada sozinho e o governo não supre todas as necessidades de uma comunidade, sem as ações do terceiro setor e a participação dos cidadãos é impossível chegar a soluções reais para os problemas. Por isso, cada vez mais, se faz fundamental que todos nós participemos do processo democrático e político, pois quem fala que não gosta de política, quem fala que político é tudo corrupto e que o Brasil não tem jeito, que nossa cidade não tem jeito são os principais responsáveis pelas mazelas e pela corrupção. A vacina contra a corrupção e para a memória fraca é a participação ativa dos cidadãos, pois os governos têm dado transparência, mas sem acompanhamento, estas informações se perdem no ciberespaço, sem gerar transformação nas ações públicas.
Altair Nogueira é publicitário, vereador e confia na memória do brasileiro e do tricordiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário