Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Faça sua parte!


A Campanha da Fraternidade coordenada pela CNBB, neste ano de 2011, tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e como lema “A criação geme em dores de parto”(Rm8,22). Um tema atual e que realmente merece a atenção não só dos católicos como de toda a sociedade.
Como disse Dom Dimas Lara Barbosa, na apresentação da CF/2011: “Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações etc., podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo. Este gemido tem uma conotação de tristeza imensa”. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação, podendo transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança. Podemos iniciar um período de gestação e nos organizarmos com ações que ajudem a preservar a nossa casa que é de todos. Esperamos, pois, receber de volta um planeta saudável, onde as pessoas se tornem mais humanas e menos gananciosas, para fazer dele uma centelha do paraíso definitivo.
Muitas pessoas ainda não se conscientizaram que os recursos naturais são finitos, que é a partir do chiclete que eles jogam nas ruas, a embalagem pet que vai para os rios, os plásticos jogados por toda a cidade que os desastres vão se formando. Quando todo aquele lixo invade as casas numa enchente, ninguém se lembra quem foi que depositou todo aquele entulho nas águas. Quando falta água ninguém pensa naquelas horas e horas que ficou molhando a calçada com a mangueira ao invés de varrê-la ou na torneira que ficou aberta enquanto escovava os dentes.
O homem é o grande responsável pelos grandes desastres naturais, ele quem promove queimadas, devasta a floresta, polui o ar, contamina os rios e lençóis freáticos, mata os animais, destrói a camada de ozônio, interfere no clima com suas indústrias e modifica ciclos naturais com sua interferência profana.
Vocês já estão cansados de ouvir esta historinha, mas eu vou repeti-la: “A floresta estava pegando fogo, os bichos fugiam desesperados. Por todo lado havia fogo e destruição. Quando alguns animais passavam desenfreados por um lago, lá estava o beija-flor sugando uma gotinha de água, voava ia até as chamas e atirava a gota d’água lá de cima. Foi quando um dos animais perguntou: -Você acha mesmo que vai apagar o incêndio com esta gota d’água? No que o beija-flor respondeu: - Não, mas eu estou fazendo a minha parte!”
Só posso terminar este artigo fazendo um apelo a você que gosta dos meus artigos, ou mesmo que não goste e lê somente para criticar, mas que gosta da vida, faça sua parte, ajude a preservar a natureza, conserve os recursos naturais, mude seus hábitos, pense no futuro, antes que seja tarde.

Altair Nogueira é publicitário, presidente da Câmara Municipal de Três Corações e faz a sua parte!(www.twitter.com/altair_nogueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário