Powered By Blogger

sábado, 18 de junho de 2011

HOMENAGEM A MARIA CÉLIA MACIEL


Minha coluna desta semana já estava pronta quando recebi a triste notícia do falecimento da querida amiga Maria Célia Maciel, “Celinha”. Então decidi deixar meu artigo denominado “Maioridade x Impunidade” para a próxima semana e usar este espaço para prestar uma justa homenagem, que só me arrependo de não ter feito antes, mas mesmo assim acho necessária esta distinção.
Desde que comecei minha caminhada pastoral na Paróquia Sagrada Família, quando nosso pároco era o querido Pe. Tomé, hoje bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, fiz grandes amizades verdadeiras que cultivo até hoje, uma delas foi com a Celinha.
Ainda me lembro bem de quantas noites passávamos reunidos na casa da “Dodora”, com a Alcélia, a Cida Lopes, a Maria Tereza, o Paulo Valadão para preparar as celebrações litúrgicas da matriz. Sempre que havia algum introito ou comentário a ser feito, logo todos apontavam a Celinha, por sua capacidade de síntese, português impecável e conhecimento litúrgico.
A Celinha era uma pessoa maravilhosa, tratava todos com igualdade, com respeito e com um belo sorriso no rosto. Acho que ela não sabia dizer não, pois nunca nos negava nenhum pedido quando era para a obra de Deus.
Reitero que este reconhecimento se fazia necessário em vida, mas como cometi esta falha, não poderia agora me furtar de homenageá-la, pois a Celinha foi minha grande incentivadora no trabalho religioso e social.
Já há algum tempo sem encontrá-la pessoalmente, fiquei surpreso quando minha mãe chegou em casa com um recorte de jornal, dizendo que tinha sido entregue pela Maria Célia. Era uma matéria de um jornal da cidade de São Paulo explicando o significado do nome Altair, uma estrela.
Agora, eu só espero que lá de cima, a Celinha continue guiando meus passos junto de mais alguns anjos da guarda que eu tenho lá no céu. Guiando não só meus passos, mas de tantas e tantas pessoas que ela auxiliou no trabalho pastoral e com sua ação social. A Maria Célia foi um testemunho vivo de fé, de perseverança, de amor ao próximo e, para sempre, seu exemplo servirá para muitas pessoas. Para sempre será uma estrela brilhando como uma bússola a nos guiar.

Altair Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário