Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Três Corações fica de fora mais uma vez!


Antes de chegarmos ao tema central deste artigo, quero dar uma volta pelo atual cenário político brasileiro. Primeiro quero, mais uma vez, reconhecer os avanços do Presidente Lula e seu papel de liderança no contexto mundial, sem desmerecer o salto que o Brasil deu nos últimos anos só acho necessário denotar que o ex-presidente Fernando Henrique foi quem plantou as bases da consolidação econômica do país e lançou os primeiros programas de transferência de renda. Até mesmo Fernando Collor com sua maculada gestão, marcada pela corrupção, teve seus méritos quando abriu as portas para o mercado internacional. Muitas vezes temos a impressão de que Lula foi o primeiro presidente do Brasil e que foi ele que fez tudo o que temos hoje, então é importante termos visão crítica e análise imparcial para reconhecermos os progressos de sua gestão, mas não deixarmos de valorizar tudo o que tem sido construído desde a redemocratização.
Também gostaria de tratar neste texto do jogo de marketing que tentam implantar na candidata fantoche do governo, Dilma Rousseff, mas que ela própria estraga com suas derrapadas em cada nova entrevista. A neo-petista nos últimos dias disse ser católica no mesmo dia em que freqüentou um terreiro de candomblé, talvez confiando na memória curta do brasileiro, pensou que já tínhamos esquecido que ela já se declarou atéia, depois falou em uma força superior, disse que a “deusa” Nossa Senhora exerce forte influência em sua vida. Alguns analistas políticos afirmam que Dilma muda de opinião como muda de cabelo, já defendeu o aborto como questão de saúde pública e agora disse que “nenhuma mulher é a favor do aborto”, só não disse se ela é a favor. Parece que é mais fácil levar um sindicalista barbudo, grosseiro e falando errado a usar terninhos italianos, com barba feita e com um português compreensível do que transformar uma “ex-terrorista”, que não acredita em Deus e defende uma cultura de morte.
Também não poderia deixar de falar da querida Marina Silva que já definiu seu vice, o grande empresário Guilherme Leal da Natura. Parece que estamos vendo a trajetória do Presidente Lula se repetindo, uma militante de esquerda, que se alfabetizou aos 16 anos, viveu na miséria extrema e se elegeu a senadora mais jovem do país, defendendo a bandeira do meio-ambiente contra toda a máquina capitalista selvagem. Ela tem posições firmes, além de ser muito coerente e ter pontos de vista bem definidos. Sua entrada na corrida eleitoral já representa um grande avanço para nossa democracia e significa a ampliação do debate sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação da natureza, o respeito aos povos da floresta e à diversidade. Também é inevitável lançarmos um olhar atento para a presença de duas mulheres presentes no pleito, ambas com espaço na mídia e representatividade para concorrerem ao cargo, realmente confirmando a tendência de ascensão das mulheres a postos cada vez mais elevados na sociedade.
Por fim, quero, mais uma vez, clamar aos santos para que iluminem a cabeça de nossos políticos para que tomem juízo e pensem mais em nossa cidade do que em seus próprios egos. Nossa cidade não suporta este número de candidatos que se anuncia por aí, se não houver união e aliança, Três Corações ficará de fora mais uma vez, tanto da Assembléia Legislativa, quanto da Câmara dos Deputados. Poderíamos juntar dois bons nomes com chances reais, com viabilidade financeira, perfil carismático, formação adequada, influência regional e com penetração em, ao menos, 30 cidades para garantir uma votação expressiva e eleger nossos representantes nas esferas estadual e federal ou ficar mais quatro anos assistindo o crescimento de nossas vizinhas e o ostracismo de nossa terra. Ainda tenho esperança de que as convenções partidárias barrem alguns destes aventureiros, principalmente os ficha-sujas para que possamos apoiar um representante nosso nesta eleição.
Altair Nogueira é publicitário, vereador e quer ver Três Corações bem representada na política estadual e federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário