Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Quem é o culpado pela dengue?


Outro dia, recebemos o médico infectologista, Dr. Luis Carlos Coelho em nossa Câmara Municipal para alertar sobre o perigo da epidemia de dengue em nossa cidade. Durante a sessão, falou-se sobre os sintomas e a prevenção da doença, também sobre o longo período que as larvas sobrevivem em certas condições climáticas e sobre a intensificação dos casos nos últimos dias.
Até onde sei, já são mais de 120 notificações e 1 morte. Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até você, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.
Os sintomas da dengue são os seguintes: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, dor nos ossos e articulações.
Questionou-se a ação da Prefeitura, quanto à informação da população, o número de agentes de endemias, a punição aos donos de terrenos baldios, e o tratamento dos doentes. Neste momento é importante que não se escondam os casos, pois a divulgação serve de alerta para que as pessoas fiquem atentas.
A dengue no país tem vários culpados, desde a inércia governamental, visto que o atual governo foi o que menos investiu na saúde, mas principalmente a falta de cuidados da população. Se eu cuido do meu quintal, mas meu vizinho não cuida, a dengue está ali para atacar os dois. Por isso, a importância de se denunciar quem está juntando lixo em casa e deixa água parado em recipientes.
Acho que é motivo para temermos sim, e nos informarmos sobre a doença para prevenir. Afinal maior que a epidemia de dengue em nossa cidade, somente a epidemia de pré-candidatos.
Vamos unir nossas forças contra a dengue! Dê uma olhada no seu quintal, pois pode ser um foco sem você saber. Amarre bem os sacos de lixo. Lave seu quintal com água e sabão. Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje. Mantenha a caixa d’água completamente fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios. Lave bem todos os utensílios usados para guardar água em casa. Jogar no lixo, todos os objetos que possam acumular água como garrafas e latas.

Altair Nogueira é publicitário, vereador e está atento no combate à dengue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário