Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A vez dos técnicos


Apesar do que parece, não vou dedicar estas linhas ao fenômeno que domina a mídia nesta Copa do Mundo de 2010, que dá visibilidade e fama aos técnicos das seleções participantes. Claro que é inegável a força que a figura do técnico ganhou neste mundial. Dunga e sua fúria contra a imprensa tem sentido na pele a perseguição dos jornalistas, Parreira saiu como herói mesmo após a derrota da seleção anfitriã na primeira fase, o técnico da França conheceu a derrota e a desmoralização. Cada um ao seu estilo, os treinadores ganharam evidência e até a forma de se vestir do técnico brasileiro é alvo de comentários dos estilistas e cornetas de plantão.
Não gosto do Dunga como técnico, sempre o admirei como jogador, mas agora tem um ar arrogante que me incomoda, mas ainda prefiro aturar o Dunga do que as bravatas disparadas pelo gorducho que treina a Argentina, aquele tal de Maradona que em seu currículo tem um gol feito com a mão, diversas ocorrências policiais e internações em clínicas de recuperação. Sinceramente não tenho nada contra nossos arqui-rivais, até tenho vontade de conhecer a terra dos hermanos, mas aturar o ego superdesenvolvido do Maradona é impossível, se for para perdermos a Copa que seja para qualquer um, menos para a seleção celeste. Aproveito e entro na polêmica, afinal Maradona que já dominou todos os flashes na África do Sul, disparou contra nosso querido conterrâneo e Rei do Futebol, Pelé, afirmando que seu lugar era num museu, e eu concordo plenamente com ele, Pelé tem que estar nos museus, nas galerias, nas grandes exposições, nas melhores coletâneas, já Dieguito só pode figurar as colunas de fofoca e as páginas policiais.
Puxa, não era este o assunto e quase tomei todo o espaço com estas reflexões futebolísticas. Mas, na verdade, quero falar sobre a realização das convenções partidárias que confirmaram os nomes de José Serra, Dilma Roussef e Marina Silva como candidatos à presidência. Estou muito satisfeito, pois temos um trio de qualidade concorrendo nesta eleição em que nenhum revogaria o tripé de estabilidade econômica assentado em metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal. Temos três candidatos técnicos, capazes de seguir a agenda de desenvolvimento que vem se consolidando ao longo dos últimos anos. Claro que tenho minha preferência pelo nome de Serra, por sua capacidade administrativa e política já testada e aprovada, mas também percebo o compromisso das duas candidatas com as conquistas de seus antecessores, sendo que Marina Silva tem apresentado propostas inovadoras em certas áreas e surpreendido pela coerência e aplicabilidade de seu plano de governo. Todos os candidatos reconhecem o peso da carga tributária do país e os desafios a serem enfrentados na saúde e na educação, também sabem que a política precisa se moralizar para retomar a confiança da população desesperançada com tanta corrupção descoberta nos últimos anos.
Em nosso estado também encontramos o nome do Professor Anastasia que tentará a reeleição com o apoio de Aécio Neves que disputa uma vaga ao Senado junto de Itamar Franco. Docente da UFMG, foi o grande responsável pela elaboração do choque de gestão que equilibrou as finanças do estado e implantou uma agenda pautada em resultados. Hoje com o auxílio dos marqueteiros já adotou uma postura mais popular e uma fala mais coloquial em que explica o choque de gestão para os populares dizendo que ele é o asfalto que chegou até sua cidade, o celular que já está presente em todos os municípios, o hospital bem equipado. Anastasia é um técnico que foge ao padrão tradicional dos candidatos, mas que saiu de 1% das intenções de voto nas pesquisas e já atinge 22%, ainda sem a presença marcante de Aécio na campanha, que certamente ampliará este cenário e pode até decidir o pleito no 1º turno. Parece que uma nova era na política se anuncia, com candidatos mais qualificados para gerir a máquina pública, visando resultados e não interesses particulares.

Altair Nogueira é publicitário, vereador e acredita nos técnicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário