Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Principais pontos da entrevista com o Prefeito Cláudio

(Reprodução: Secom/PMTC)

SAÚDE 
Além de revelar detalhes particulares sobre seu estado de saúde, afirmando que foi diagnosticado com uma síndrome parkinsoniana e encontra-se em tratamento através do uso de medicamentos, o Prefeito afirmou que foi o gestor que mais fez pela saúde pública em nosso município até hoje. "Fizemos 7 farmácias descentralizadas, contratei 40 médicos, colocamos pediatras em todos os PSFs, compramos 17 novos veículos para tratamento fora do domicílio, realizamos 600 procedimentos cirúrgicos em 2013 e 1200 em 2014, inauguraremos o PSF Monte Alegre no dia 7 de março. O que falta para a população não são medicamentos, falta informação sobre nosso trabalho", afirmou. Em dois momentos mais "quentes" da entrevista, desafiou o cidadão que não encontrar um medicamento na farmácia da policlínica a procurá-lo em seu gabinete que ele pagará do próprio bolso; e também pediu o endereço de uma ouvinte que reclamava e prometeu descarregar um caminhão de seringas em frente à casa da mesma. Disse que a Unidade de Pronto Atendimento - UPA somente deve ser inaugurada no meio do ano de 2016 e culpou o governo do estado pela falta de vacinas nos postos de saúde.

CONTRIBUIÇÃO PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA - CIP
Cláudio anunciou que a licitação para contratação da empresa que cuidará da manutenção da iluminação pública em nossa cidade já tem vencedor e o contrato já está assinado. A partir do dia 2 de março, próxima segunda-feira, as pessoas poderão ligar para o call center através do 0800-032-1539 para fazer suas reclamações e solicitações. O serviço de atendimento funcionará de segunda a sábado, das 7h às 22h. A partir do dia 9 de março, a empresa iniciará os serviços de troca de lâmpadas. "Antes, a CEMIG levava até 270 dias, ou seja, 9 meses, para colocação de novos postes. Agora, agilizaremos este serviço. A empresa colocará dois caminhões para trabalhar e o prazo será de 72 horas. Se houver superávit na arrecadação da CIP, estudaremos a possibilidade de redução da contribuição", declarou.

MUDANÇAS EM SECRETARIAS E DIRETORIAS
O servidor público Marinho, que, até então, exercia sua função de agente de trânsito, substituirá Marcinho Bitú na diretoria do departamento de trânsito. Segundo informações de bastidores, a medida já é uma forma de afastar dos cargos de confiança pessoas que tenham ligação com pretensos candidatos à prefeitura em 2016. Como Bitú é aliado fiel do ex-prefeito Gordo Dentista, será deixado de lado. Como já havíamos adiantado, logo pela manhã, a Dra. Ariádna Franco assumirá a Procuradoria Geral do Município, após a saída da não menos competente Dra. Nora Nei, que conduziu o órgão com ética e responsabilidade nos últimos dois anos(em nossa modesta opinião, neste caso de nepotismo cruzado, deveria ter sido exonerado seu marido Buluca, a quem o prefeito teceu loas durante a entrevista, mas tem sido o pior diretor geral que já passou na história da Câmara Municipal, num misto de inércia, incapacidade, burocratização e outras formas de administração arcaica e ultrapassada). Cláudio não falou sobre a nomeação de uma nova diretora para a policlínica, mas já é do conhecimento de todos que, para agradar seu novo partido, o PMDB, indicará a cunhada do atual presidente do partido para esta função. Também tentou minimizar a rejeição do anúncio do nome de sua cunhada, que ele afirma não ser cunhada, Julinda como Secretária Adjunta de Cultura em substituição a Sérgio Vermelho(voltaremos ao assunto ainda hoje). Por fim, declarou que o Secretário de Obras Dênis continua no cargo, desmentindo boatos de sua possível substituição na próxima semana.

CONCURSO PÚBLICO E GERAÇÃO DE EMPREGOS
Cláudio declarou que no mês de junho deste ano, haverá concurso público para a Prefeitura de Três Corações e que já estão licitando a empresa que será responsável pela aplicação das provas. Quanto à esta atitude do prefeito, só temos elogios, pois o desemprego assola nossa cidade e a realização de concursos e processos seletivos dão direitos iguais de participação a todos os cidadãos. E que bom saber de sua responsabilidade ao licitar uma empresa para a realização do mesmo, gerando credibilidade ao processo, diferentemente da Câmara Municipal que teve seu concurso manchado pela dúvida, após o diretor geral Buluca ter contratado a associação onde trabalhava anteriormente, sem licitação, para realizar as provas. Ele ainda citou a vinda da Italac para a cidade com a geração de aproximadamente 100 empregos, ampliação das unidades da TRW e Sumidenso, bem como a construção de um novo mini distrito industrial nos 200 hectares que foram doados da FHEMIG para o município. Citou que o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico Luiz Fernando de Andrade tem relação estreita com o governo estadual e federal por sua atuação junto ao PT e está trabalhando pelo fortalecimento das pequenas empresas, de até 30 funcionários, de nossa cidade.

LEPO-LEPO NO CARNAVAL
Num momento de descontração, o prefeito desabafou e disse que ele quer saber o que a população espera dele: "As pessoas reclamam que eu estou sempre viajando. Se eu fico na cidade e curto o carnaval na praça com o povo e danço o 'Lepo-Lepo', as pessoas também me criticam. Então quero saber o que as pessoas querem de mim?"Ele ainda explicou que cancelou a licitação do carnaval por recomendação do Ministério Público, mas não acredita que houvesse motivos para desconfiança do judiciário, afinal a empresa CM Souza já havia vencido outras licitações anteriormente. "Não devo nada, não temo nada, somente a Deus".

RESPEITO AO CIDADÃO E MAIS PRESENÇA NA MÍDIA
Cláudio pediu desculpas à população por não ter sido mais presente nos meios de comunicação nos últimos anos, e alegou estar trabalhando e colocando a casa em ordem. Disse que daqui pra frente, estará sempre à disposição da imprensa e divulgando suas ações. "Não esperem de mim, grosserias, desrespeito, arrogância", declarou. Acreditamos que este recado acertou em cheio em alguns secretários muito próximos do prefeito e que acreditam que o poder dura para sempre. Colocou seu gabinete à disposição e disse que passará a atender a população e dará mais entrevistas. Fica o exemplo para a nova mesa diretora da Câmara, transparência deve ser uma palavra presente na vida dos políticos modernos.

CULTURA: LITRICOR E BRAZ CHEDIAK
Um momento de certa contradição da entrevista foi quando o prefeito se equivocou e disse que teria doado o terreno para a construção da sede da Liga das Folias de Reis - LITRICOR - mas foi corrigido pela repórter Graziela Melo, que lhe informou que a doação teria sido feita no mandato anterior, bem como a concessão de subvenção anual à entidade. O prefeito então disse que na época era vereador, então votou favoravelmente à doação e, que, quem passou a escritura da doação foi ele. Se alterou e disse a LITRICOR não tem as certidões negativas necessárias. "Prefeitura não é Casa da mãe Joana, acabou o tempo do tapinha nas costas, do companheiro é companheiro", enfatizou. Aproveitou o momento para elogiar o renomado cineasta Braz Chediak, o projeto "Seu Elias" e "Banda Tricordiana" e anunciar que o Secretário de Governo do Estado, Deputado Federal Odair Cunha faz gestão junto à CEMIG para conseguir uma verba na ordem de R$300.000,00 anuais para seus projetos. "Obrigado por fazer parte da administração, Braz. Você empresta seu prestígio e talento à nossa cidade e forma grandes estrelas para o mundo", enfatizou.

OBRAS E ASFALTO
Além de ratificar a permanência do secretário Dênis a frente da pasta, o prefeito informou que está leiloando a área do almoxarifado da prefeitura e que este será transferido para junto da Usina de Asfalto na área cedida pela FHEMIG. Disse que são quase 300 ruas para serem asfaltadas, bairros que esperam ha 20, 30, 40 anos por esta melhoria e não dá para fazer tudo da noite para o dia. Asfaltaremos a Chácara General Banda, a continuação da Rua Dona Glorinha de Paiva, a Rua Rio Grande do Norte no Amadeu Miguel, a Vila Fernão Dias, a Vila Emília, e a empresa em breve iniciará as obras de pavimentação. Temos uma verba de R$250 mil do Deputado Federal Aelton Freitas que será para a urbanização daquelas ruas paralelas à Av. Doutor Roberto Cruz, na beira da linha. 

PRAÇA DE ESPORTES, CENTRO ADMINISTRATIVO E NOVO FÓRUM
Segundo Claúdio, no segundo semestre deste ano se iniciarão as obras de revitalização da Praça de Esportes, numa parceria com a Unincor, depois de 12 anos de abandono daquele local. A previsão do término é no final de 2016. "O ministro João Otávio de Noronha está empenhado em conseguir a construção do novo fórum no bairro Morada do Sol em 2017", afirmou. E as obras do Centro Administrativo, onde pretende-se reunir todas as secretarias e o gabinete do prefeito num só local já se iniciaram. A obra fica atrás da ASSODITRI no bairro Jardim América e deverá terminar seu primeiro módulo em maio de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário