Powered By Blogger

terça-feira, 22 de abril de 2014

Nossa singela homenagem a Luciano do Valle

Nossa singela homenagem ao locutor esportivo Luciano do Valle, da Rede Bandeirantes, que, inesperadamente, nos deixou na última semana, quando todos esperávamos sua célebre narração da Copa do Mundo deste ano no Brasil e das Olímpiadas de 2016.

Segundo depoimento de Luciano do Valle ao "Memória Globo", ele nasceu em de julho de 1947. Seu pai, Rubens do Valle, trabalhava como comerciante, e sua mãe, Tereza de Jesus Leme do Valle, era professora. Começou sua carreira profissional aos 16 anos, como locutor na Rádio Educadora, ao lado do radialista Lombardi Netto. Pouco tempo depois, já fazia narração de futebol para a Rádio Brasil de Campinas. Convidado pelo locutor esportivo Pedro Luís Paoliello, mudou-se para a capital paulista e foi trabalhar na Gazeta. Em 1968, foi para a antiga Rádio Nacional de São Paulo, tomando parte na equipe de esportes da emissora. Na época, fazia a narração de diversas modalidades, como vôlei e basquete. Em 1970, pela Rádio Nacional, participou da cobertura da conquista do tricampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo do México.(Globo.com)

O locutor foi um dos responsáveis por popularizar modalidades como vôlei, Fórmula Indy e jogos da associação norte-americana de basquete profissional. Este ano, Luciano do Valle, que era torcedor da Ponte Preta, completaria 51 anos de carreira.

A morte de Luciano do Valle foi lamentada por esportistas e jornalistas do país. O narrador da TV Globo, Galvão Bueno, disse em entrevista à Band, que tinha orgulho de ter um colega e um concorrente como Luciano. "Ele morreu indo trabalhar. Como será fazer a Copa sem ter ele na outra linha? Vai ser difícil. É um momento de muita emoção. Como foi bom tê-lo como amigo, como referência e como grande concorrente nesses quase 40 anos. Fica muito mais pobre a comunicação desse país a partir de hoje com a morte de Luciano do Valle", disse Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário